Bem-vindo � nossa p�gina!

Nota � navega��o com tecnologias de apoio

Nesta p�gina encontra 1 elemento auxiliar de navega��o que permite saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1) | Saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1)
Clube “Ciência em Ação”

Clube "Ciência em Ação"

O Clube “Ciência em Ação” é um espaço lúdico e pedagógico no qual se pretende estimular o interesse dos alunos pelas áreas das Ciências Naturais, da Física e da Química, consciencializando-os para o pensamento crítico e criativo, assim como para as áreas da saúde e ambiental.

 

Professores Responsáveis Professores dos grupos disciplinares 510 e 520, com distribuição de carga horária equitativa.
Público-alvo Ensino Pré-Escolar, 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo.
Duração / Horário Cinquenta minutos, por sessão, contemplando dez minutos antes, para a preparação do espaço e dez minutos depois para o arrumo de materiais. A duração das atividades será de trinta minutos.*
Áreas a priviligiar - Estimular o interesse dos alunos pelas áreas das Ciências Naturais, da Física e da Química, consciencializando-os para o pensamento crítico e criativo, assim como para as áreas da saúde e ambiental.
- Pretende-se que os alunos desenvolvam competências no âmbito do saber científico e do relacionamento interpessoal.
- As atividades a desenvolver visam a abordagem do conhecimento científico, mas, sempre que possível, centradas nas experiências e vivências diárias dos alunos.
Metas do PEA Este projeto enquadra-se segundo as seguintes ações de melhoria:

- Melhorar a articulação horizontal e vertical entre os vários ciclos e escolas do agrupamento, na promoção da melhoria dos resultados escolares.
- Gerir e melhorar os processos ensino – aprendizagem.

Abrange as seguintes metas:

- Promover a melhoria da qualidade das aprendizagens.
- Melhorar os resultados escolares.
- Prevenir o abandono escolar.
- Promover a inclusão escolar dos alunos.
- Proporcionar um ensino eficaz e de qualidade.
- Promover atitudes de respeito e de salutar convívio.
 Objetivos Gerais  - Contribuir para o desenvolvimento e divulgação da Ciência.
- Desenvolver múltiplas competências, teóricas e práticas, que impliquem desenvolver diversas perceções, conceitos e capacidades.
- Estimular o interesse e a curiosidade pelo estudo de fenómenos naturais.
- Conhecer e interpretar fenómenos/acontecimentos.
- Despertar consciências ambientais e cívicas no âmbito da Ciência.
- Estimular o trabalho de grupo, a autodisciplina, o prazer de aprender e de
comunicar, aumentando a autoestima dos alunos.
- Desenvolver atitudes de persistência, rigor, autonomia, cooperação,
criatividade e respeito pelos outros.
- Conhecer e analisar, criticamente, implicações da Ciência e da Tecnologia
na sociedade atual e no ambiente.
- Consciencializar a comunidade escolar para as potencialidades da Ciência.
- Promover a interdisciplinaridade, desde que oportuno.
- Relacionar o conhecimento científico com o quotidiano.
- Desenvolver o sentido crítico quanto à informação recebida e transmitida.
- Viabilizar modelos aplicáveis para a divulgação eficaz de informações.
Objetivos Específicos - Sensibilizar para a importância da Ciência na interpretação de fenómenos
do dia-a-dia, mostrando que pode ser compreendida por todos de uma
forma simples e acessível.
- Combater o insucesso escolar, através de atividades mais apelativas, com
carácter formativo, no sentido de ocupar os tempos livres dos alunos,
visando motivá-los para a aprendizagem e para o desenvolvimento de
capacidades cognitivas, despertando-lhes o interesse científico.
Estratégias / Atividades a desenvolver - Divulgar o horário do clube.
- Elaborar e divulgar o regulamento do Clube.
- Privilegiar o trabalho em grupo.
- Incentivar os alunos a pesquisarem atividades laboratoriais.
- Elaborar e/ou interpretar protocolos experimentais.
- Realizar atividades práticas e experimentais relacionadas com as Ciências
Naturais e de Físico-Química.
- Discutir, em grupo, os resultados obtidos, após a realização do
procedimento experimental.
- Desenvolver projetos de reutilização e/ou associados às energias
renováveis, sempre que possível.
- Registar a frequência dos alunos.
- Controlar a assiduidade dos alunos.
Formas da Avaliação do Projeto / Clube - Observação direta da adesão, interesse e empenho na realização das
tarefas, por parte dos alunos envolvidos.
- Registo, em modelo próprio, do número de alunos envolvidos.
- Registo, em modelo próprio, do número de atividades desenvolvidas.
- Avaliação formativa durante o desenvolvimento das atividades.
- Recetividade da comunidade educativa no Dia do Agrupamento.
- Adesão da comunidade educativa a eventuais exposições dos trabalhos
desenvolvidos pelos alunos.

 

Imprimir
Enviar a um amigo
Topo
Voltar

Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!
  • CONTACTOS
  • Rua Fernando Lopes Graça, N6
    2675-549 Odivelas
    Portugal

  • TEL.: 219 348 850
    FAX: 219 348 853

  • secretaria@aemoinhosarroja.pt

  • logo RBE
  • logo Ler+
  • logo Segurança Digital
  • logo Ciência Viva
  • logo Plano Nacional das Artes
  • logo Eco-Escolas
  • logo Escola Azul
  • logo Erasmus
  • logo eTwinning
  • logo eTwinning
  • logo Sem Bullying Sem Violência
  • logo Network of European Blue Schools
  • Guião e Regulamento para atribuição do Selo Escola Saudável 2021-2023
  • Erasmus +
  • Ubunto