Projeto Erasmus+ KA229 - "Há Mar e Mar... Há todo um Oceano para Cuidar"
(N.º 2020-1-PT01-KA229-078877)
A iniciativa desta candidatura faz parte de um movimento internacional mais amplo, que busca orientar e operacionalizar ações estratégicas capazes de proteger os oceanos. A Organização das Nações Unidas (ONU), na sua agenda 2030, definiu 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável do planeta, entre os quais está o objetivo 14 “Proteger a vida marinha”. Para o desenvolvimento deste objetivo, o trabalho da UNESCO também foi associado com a definição de 7 princípios que promovem a literacia oceânica. É nossa intenção operacionalizar os seguintes princípios da UNESCO:
- Princípio 2. O oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica terrestre;
- Princípio 5. O oceano suporta uma imensa diversidade de vida e ecossistemas;
- Princípio 6. O oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
Para o ensino da literacia oceânica, as escolas devem desenvolver atividades vinculadas ao currículo, articulando-as com os conteúdos programáticos de cada disciplina/ área de estudo. Pretendemos contribuir, assim, para a formação de alunos críticos e reflexivos, capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual.
A nossa questão prioritária é: “Que lixo encontramos nas praias perto de nós? Quais são as consequências desses resíduos nos ecossistemas marinhos e nos humanos?”.
Este projeto é desenvolvido por 5 escolas, de 5 nacionalidades diferentes:
- Portugal - Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Escola Coordenadora, através das suas Bibliotecas Escolares
- Itália - Istituto Comprensivo Statale Nereto Sant'Omero Torano Nuovo
A escola "I.C.S. Nereto- Sant'Omero- Torano Nuovo" é um Instituto abrangente (161 professores e 1141 alunos) dividido em 3 níveis de ensino: pré-escolar, ensino básico e ensino secundário. É distribuída num território com três municípios diferentes (Nereto, Sant'Omero e Torano Nuovo), na zona de Val Vibrata. Nesta zona, existem muitos rios e riachos. As principais actividades são a agricultura, a pesca, a produção de vinho e do petróleo. Reconhecemos a importância da proteção do ambiente e da natureza. O Mar Adriático, em particular, é muito sensível à poluição por várias razões. Em primeiro lugar, é uma bacia semi-fechada, tem um nível médio-baixo de profundidade, a circulação da água é limitada e as costas são muito povoadas. Devido ao turismo e atividades industriais, muitos rios da costa italiana provocam a contaminação da água do Mar Adriático. Tendo em conta todos os aspectos acima mencionados, queremos que os nossos alunos sejam conscientes da importância de preservar o ecossistema marinho e de melhorar o sustentabilidade dos recursos ambientais.
- Turquia - Narlidere Sidika Akdemir Bilim ve Sanat Merkezi
Registado em 2002, esta escola é um centro de ciência e arte para estudantes sobredotados. Os alunos sobredotados que estudam nas escolas primárias e secundárias frequentam as aulas no Centro, antes ou depois das suas aulas nas outras escolas. Ao nível curricular, a escola formenta a criatividade nos estudantes, promovendo atividades como um todo, e desenvolvendo os seus aspectos emocionais e sociais. O número aproximado de professores é de 30 e o número aproximado de estudantes é de 500.
O fator da poluição marinha, que ocorre nas suas várias formas, é de grande importância para a sustentabilidade dos recursos naturais e para o futuro das pessoas. Para a Turquia, que está rodeado por mar em três lados, como para o resto do mundo, os problemas relacionados com a poluição marítima e costeira são de particular importância. Para além da indústria, do transporte marítimo, da urbanização, do turismo e da eliminação de resíduos, os nossos mares apresentam todos os dias um aumento no grau de polução. Como resultado, as fontes de vida são danificadas, a saúde humana é ameaçada, as atividades marinhas como a pesca são afetadas, a qualidade da água do mar utilizada está a deteriorar-se e as espécies marinhas estão a diminuir. Assim, queremos aumentar a sensibilização dentro e fora da escola, estudar sobre como preservar o ecossistema marinho e descobrir medidas urgentes que devem ser tomadas. Queremos que os nossos alunos compreendam a importância de ser um amigo ambiental consciente.
No ano de 2021 a escola teve três projetos vencedores sobre poluição ambiental que estão relacionados à poluição da água e do mar. Estes projetos são: Geleceğini Dönüştür (Transforme o seu Futuro), SU'suyoruz! (Temos estado sedentos!), E-Waste Awareness of Secondary School Alunos.
- Bulgária - Angel Kanchev Third Secondary School
A 3ª Escola Secundária "Angel Kanchev" é uma escola moderna com tradições confirmadas na educação. Tem uma política escolar independente e pró-activa dentro das dimensões europeias. Os professores estimulam a vontade nas crianças, no que diz respeito à Formação da Língua Estrangeira, tecnologias da informação e aplicações de Internet. É a maior escola da cidade de Varna, com 1174 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, ensinados por 95 professores. Frequentam a escola, atualmente, 28 alunos com necessidades educativas especiais, sendo acompanhados por dois psicólogos, professores de apoio e um terapeuta da fala que trabalham ou ajudam os estudantes durante o processo educativo. A escola está situada numa área em rápida mudança. Uma vez que a cidade cresce rapidamente, sente-se a necessidade de satisfazer as exigências de estudantes e professores, fornecendo novas informações, novos métodos e dando oportunidade aos alunos de melhorar as suas competências em inglês. Varna encontra-se numa região turística, está situada na costa do Mar Negro e é mesmo chamada "A Capital do Mar da Bulgária". Sentimos a necessidade de aprender mais sobre o nosso mar para cuidar melhor dele. Ao mesmo tempo, procuramos fornecer aos nossos alunos as experiências educativas possíveis, para quebrar a rotina da vida quotidiana na escola.
Através da participação neste projecto, pretende-se motivar a "geração digital" a apreciar quer o seu património natural e cultural, quer o de outros países. A principal motivação para a nossa participação neste projecto é despertar nos estudantes e nos professores interesse em áreas como a geografia, cultura, natureza, diversidade, línguas estrangeiras, tecnologia da informação e comunicações, multimédia, etc. Isto conduzirá ao desenvolvimento de uma melhor compreensão, respeito e tolerância e, claro, novas e duradouras amizades e cooperação. É necessária a construção de uma consciência ambiental, a protecção de um dos nossos mais importantes tesouros, a água.
- Estónia - Sakala Eragumnaasium Mittetulundusühing SAKALA ERAGÜMNAASIUM
A Estónia Sakala Eragümnaasium (Escola Privada Sakala) foi fundada há 11 anos e tem 4 níveis de ensino (do básico ao secundário). A escola tem 260 alunos, com idades compreendidas entre os 7-19 anos, e 46 professores qualificados. O currículo escolar é baseado no programa estatal, incluindo o Programa "Escola do futuro" com abordagem CLIL ao ensino para estudantes de 1 a 6 anos. A língua materna predominante dos estudantes é o russo; no entanto, há também estudantes Estónios, Chineses, Italianos e Azerbaijaneses. Os alunos são ensinados em vários línguas, isto é, russo, estoniano e inglês. O nosso pessoal é altamente experiente em organização de vários eventos, onde todos os estudantes do ensino primário têm uma oportunidade de actuar em inglês. Fornecemos várias actividades extracurriculares, por exemplo clubes desportivos, musicais, teatrais e robóticos. A nossa administração escolar é solidária, o que inspira toda a família escolar a participar em diferentes projectos dentro da escola, da cidade e república. Cooperamos com uma escola estónia de Kuressaare, trocando estudantes, e criámos um campo de inverno em Otepää. A participação em projectos Erasmus+ está entre as prioridades da Escola Privada Sakala. Estando situada na cidade na costa da baía de Tallinn, consideramos o conhecimento da necessidade da protecção do ambiente como um dos objectivos educacionais da nossa instituição. Os professores sentem-se responsáveis por proporcionar aos alunos os conhecimentos adequados e a prática relacionada com a sustentabilidade do Mar Báltico. Os nossos estudantes expressam muito interesse em temas relacionados com o mar, o que foi visto na escolha dos temas dos seus trabalhos de investigação em graus 8 e 11. Projectos "Plastic-free" e "Balloon-free Sky", actualmente em curso na nossa Escola, concentram-se no problema da reciclagem de microplásticos e na implementação ambiental práticas amigáveis dentro da nossa comunidade escolar.