Bem-vindo � nossa p�gina!

Nota � navega��o com tecnologias de apoio

Nesta p�gina encontra 1 elemento auxiliar de navega��o que permite saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1) | Saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1)

PROJETO ERASMUS+ KA229 "HÁ MAR E MAR... HÁ TODO UM OCEANO PARA CUIDAR"

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA229 - School Exchange Partnerships (Agreement Number 2020-1-PT01-KA229-078877) “There is sea and sea ... there is an entire ocean to take care of!”, alunos da Brigada Ecológica/ Embaixadores do Mar do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja participaram na mobilidade C5 - Bulgária, de 23 a 29 de abril de 2023, deslocando-se à escola Angel Kanchev Third Secondary School, a escola anfitriã localizada em Varna, cidade banhada pelo Mar Negro.

Varna, é a terceira maior cidade da Bulgária, um país do sudeste da Europa com fronteira com a Roménia, a Sérvia, a Macedónia do Norte, a Grécia e a Turquia. A leste, fica o mar negro, daí esta cidade ser considerada uma estância balnear, com praias extensas e famosas. Paralelamente, é também uma cidade industrial, com fábricas metalúrgicas, mecânicas, químicas, alimentícias, têxteis e de curtidos.

O grupo, que partiu no dia 23 de abril do aeroporto da capital, fez escala em Sófia, a capital da Bulgária, onde, por algumas horas, aguardou o avião para Varna.

O primeiro dia de trabalhos (24 de abril) foi o dia de conhecer pessoas novas, com novos hábitos, uma nova cidade, com uma língua diferente e, também, uma nova casa, a das famílias de acolhimento. Começou-se o dia com a receção preparada pelos nossos colegas búlgaros: oferta de um snack com comida tradicional (banitsa), visita às diferentes exposições da escola, discurso de boas-vindas, danças folclóricas e as crianças do pré-escolar também cantaram para nós músicas infantis búlgaras (podem assistir a um pequeno apontamento deste espetáculo: https://drive.google.com/file/d/1wN0K4_DMvcIV-ALPT0SDenCBB9gntNDF/view?usp=sharing

Seguidamente, decorreram as apresentações públicas, no auditório da escola, onde cada delegação explanou as diferentes atividades realizadas em cada escola/ agrupamento, fora das mobilidades físicas/ viagens, em torno da Literacia Oceânica.
Após o almoço, os alunos realizaram um workshop sobre o Mar Negro, explorando informação sobre espécies marinhas desta zona e, ainda, sobre o tempo de decomposição de alguns materiais/ lixo habitualmente encontrado nesta costa (sacos de plástico, cotonetes, máscaras, cigarros/ beatas, pacotes de pastilhas, garrafas de água…). Por último, ainda houve tempo para um workshop cultural alusivo ao “Folk Dance Horo”, uma dança tradicional em que os participantes se penduram e dançam em círculo aberto ou em linha.

No dia 25 de abril, terça-feira, o grupo escolar Erasmus viajou para a cidade de Beloslav, e aqui tivemos uma visita guiada ao Museu do Vidro e outra ao Submarino Slava, um antigo submarino construído na antiga União Soviética e que fez parte da marinha búlgara.Ainda no período da manhã, após estas visitas, seguimos para Asparuhovo, localidade onde almoçámos e onde também procedemos à recolha de lixo/ limpeza de praia e recolha de água do mar para análise de pH. Da parte de tarde, visitámos o Instituto de Oceanologia “Fridtjof Nansen”, local onde contactámos com muitos cientistas e experts ligados ao MAR: assistimos ao documentário “A Ciência do Mar”, o qual versava sobre a biodiversidade, o estado das águas e a população marinha da costa búlgara, no Mar Negro; visitámos diversos laboratórios e realizámos algumas atividades práticas - diferenciação do pH da água e verificação do seu grau de acidificação, observação microscópica de nanoplásticos e de plâncton; vimos in loco um veículo submergível, utilizado para mapear o fundo mar, para recolher amostras e para realizar investigação científica.

Na quarta-feira, dia 26 de abril, começámos o dia com o workshop “My Plastic Footprint”: cada um de nós desenhou a forma da sua mão e, posteriormente, recortou-a; com o lixo recolhido na praia, decorámos as nossas mãos de forma original e, no final, colocámos as nossas “obras de arte” numa árvore, onde as mãos representavam as folhas. De seguida, desenhámos o fundo do mar/ a poluição marinha/ a praia, em computador, recorrendo ao paint. Antes do almoço, vimos uma apresentação relativa à biodiversidade no Mar Negro e, em seguida, colocámos num painel as espécies que vivem neste mar e a profundidade em que as mesmas podem ser encontradas. À tarde, separámos, analisámos e contámos o lixo recolhido na Praia de Asparuhovo, no dia anterior. Posteriormente, dirigimo-nos para o laboratório escolar, onde medimos o pH de uma amostra de água do mar, recolhida na praia. Logo a seguir a esta atividade, realizámos uma experiência que consistiu em recolher óleo de um aquário, com o auxílio de materiais do dia a dia (pinças, discos de algodão, elásticos de cabelo, esponjas de cozinha, etc.). Este cenário representava a limpeza do mar, em caso de um derrame de petróleo. Para finalizar, fizemos jogos de programação com a Bee-Bot, explorando diferentes temas, tais como: reciclagem, biodiversidade no Mar Negro e propriedades da água.

Na quinta-feira, dia 27 de abril, as equipas dos diferentes países partiram às 9:00, da escola Angel Kanchev Secondary Third School, com destino a Cape Kaliakra, uma importante reserva arqueológica e natural, na Bulgária.
Este cabo foi declarado zona protegida em 1941. É um dos poucos locais onde se encontram espécies raras de vida marinha e de aves. Como estava muito vento, e por motivos de segurança dos participantes, a visita a este local foi muito rápida. Ainda no período da manhã, decorreu uma visita guiada a uma quinta de caracóis, a Eco-Telus Snail Farm, onde ficámos a saber como começou este projeto único na Bulgária. Neste sítio, encontra-se a maior espécie de caracol do mundo! Aqui, foi-nos oferecido, a alunos e professores, um pequeno lanche, tendo sido degustados caracóis confecionados no restaurante da quinta. À tarde, as equipas chegaram ao Varna Dolphinarium, onde puderam alargar os seus conhecimentos sobre as características das diferentes espécies de golfinhos ali existentes. Às 15:30, assistiu-se a um divertido espetáculo de golfinhos, alguns dos quais já aqui nasceram e outros vieram de Guatemala e de Cuba. Por fim, às 17:00, deu-se o regresso à escola, depois de um dia que proporcionou a todos experiências bastante educativas e diversificadas!

No 5º e último dia desta mobilidade, dia 28 de abril, acordámos cedo para estar na escola às 9h00. Esperava-nos uma breve viagem de autocarro, que nos levou até ao centro histórico da cidade de Varna, para uma visita guiada que durou, aproximadamente, duas horas. Começámos esta visita entrando na Catedral Ortodoxa Assumption of the Virgin, um símbolo desta cidade e a sua maior atração turística. No nosso tour, aprendemos que esta cidade, antigamente, estava dividida em vários bairros: grego, otomano, egípcio e búlgaro. Os nossos anfitriões também nos mostraram outros locais de interesse turístico: as Termas Romanas (o quarto maior espaço deste género na Europa), o Museu Arqueológico (um dos maiores da Bulgária e que alberga o ouro mais antigo do mundo) e os Jardins do Mar (este jardim é considerado o maior parque paisagístico dos Balcãs e situa-se ao longo da costa da cidade, no Mar Negro, sendo uma importante atração turística e um monumento nacional de arquitectura paisagística). No Jardim do Mar, distribuímos uns flyers aos transeuntes, com o objetivo de chamar a atenção para a (NÃO) poluição do OCEANO! O almoço decorreu no Alba Restaurant:)), onde nos foi servido um prato típico, composto por panados, batata, tomate e pepino. Após o repasto, regressámos à escola para a cerimónia de despedida. Nesta cerimónia, que decorreu no auditório, recebemos os diplomas de participação e cantámos o hino de cada país. Para finalizar, dançámos uma tradicional dança búlgara! Podem assistir a este momento divertido clicando no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1pjkNSDDHT7V6vdZMnpsv6EEa8hfAVSgp/view?usp=share_link
Depois de comermos o Bolo Erasmus e após algumas lágrimas derramadas, voltámos para casa das respetivas “famílias de acolhimento” e cada um aproveitou o resto da tarde, usufruindo de um programa “em família”.
Com esta mobilidade, fizemos muitas amizades e conhecemos novos costumes e hábitos. Foi uma semana fenomenal, cheia de aprendizagens!

Clique no documento em baixo para consultar o programa desta mobilidade.

Em cada mobilidade é necessário proceder à avaliação da mesma, através do preenchimento de um questionário por parte dos diferentes intervenientes. No caso da mobilidade C5 - Bulgária, os questionários foram distribuídos a alunos, a docentes e a encarregados de educação de todas as escolas.

Clique no documento em baixo para consultar a avaliação da mobilidade C5 - Bulgária.

Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!