Google Earth é um programa de computador que permite a apresentação de um modelo tridimencional do globo terrestre, permitindo identificar lugares, cidades, paisagens, ruas e edifícios.
Neste projeto, um dos produtos finais propostos é a construção de um Google Earth (versão Web) com todos os locais / atividades mais significativas das mobilidades aos diferentes países e escolas parceiras, levando o utilizador "a viajar" com os nossos alunos. No Google Earth do projeto, intitulado "Erasmus+ KA229 School Exchange Partnerships - OceanCare", o viajante pode encontrar não só os locais visitados, mas aceder também aos protocolos criados, jornais elaborados no âmbito do projeto e avaliação das mobilidades de alunos, EE, e docentes envolvidos. Para aceder ao Google Earth, Clique aqui..
Jornal Projeto ERASMUS KA229.
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As Nações Unidas (ONU) declararam esta década como a Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), com base no objectivo 14 - Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Devido a este facto, a Escola Azul Portuguesa lançou, no ano lectivo 2020/21, a nível nacional, um desafio às escolas e aos seus alunos: "Como é que quero o Oceano em 2030?". O Complexo Escolar Moinhos da Arroja decidiu lançar/alargar este desafio às escolas parceiras envolvidas no projeto Erasmus+ "Há mar e mar... há todo um oceano para cuidar!", que também abraçou entusiasticamente esta iniciativa. Os estudantes das cinco escolas, desde a pré-escola ao ensino secundário, criaram desenhos (manuais e digitais), modelos, montagens para demonstrar, em linguagem verbal e iconográfica, o seu apreço pelo OCEAN. Este e-book, organizado pelas Bibliotecas Escolares da AEMA, é o produto final de um trabalho de articulação vertical e interdisciplinar em cada escola que, devido ao contexto pandémico associado ao Covid 19, foi inteiramente desenvolvido em linha.
Clique em cima da imagem para aceder ao eBook "O nosso Oceano em 2030".
As escolas parceiras envolvidas no Projeto, com o acrónimo OceanCare, lançaram a concurso a criação de um logótipo para o projeto em causa. Esta iniciativa encontrou-se aberta à participação de todos os alunos a frequentar as escolas envolvidas, no ano letivo de 2020/2021: Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja (Portugal), Narlidere Sidika Akdemir Bilim ve Sanat Merkezi (Turquia), Sakala Eragumnaasium Mittetulundusühing SAKALA ERAGÜMNAASIUM (Estónia), Istituto Comprensivo Statale Nereto Sant'Omero Torano Nuovo (Itália) e Angel Kanchev Third Secondary School (Bulgária). Depois de apurados os logotipos vencedores a nível nacional foi realizada uma votação iternacional com os logotipos vencedores de cada país. No fim, venceu o logotipo da escola parceira Italiana pela sua estética, cores e mensagem visual.
Ao longo do desenvolvimento do projeto ERASMUS KA229, entre as mobilidades, são desenvolvidas pelos alunos envolvidos uma série de tarefas/ atividades de preparação. Este Padlet pretende ser uma forma de divulgação desse trabalho
A questão-chave deste projeto era: "Que lixo encontramos nas praias perto de nós? Quais as consequências deste lixo nos ecossistemas marinhos e no ser humano?", sendo um dos objetivos específicos "Promover ações sustentáveis para a conservação e preservação dos oceanos em articulação com o currículo de várias disciplinas nos diferentes ciclos de ensino" e "Trabalhar a leitura como domínio transversal do currículo, aliando-a a outras formas de expressão". Uma das formas identificadas para contribuir para o aumento da literacia dos oceanos, para a consciencialização coletiva dos alunos envolvidos relativamente à problemática do excesso de plástico nos ecossistemas marinhos e suas consequências para a vida, foi a produção literária e respetiva ilustração. Este eBook é o resultado da compilação das várias histórias produzidas ao longo dos últimos dois anos do projeto, consistindo na construção de um livro digital utilizando a ferramenta Book Creator. Neste processo, a escola da Estónia escreveu a primeira história, a escola italiana ilustrou-a, a escola italiana escreveu a sua história, que foi ilustrada pela escola turca, depois a escola turca escreveu a história, que foi ilustrada por uma turma do 2º ano da escola portuguesa; uma turma do 6º ano da nossa escola escreveu uma fábula, que foi ilustrada por alunos da Bulgária. Por fim, os alunos búlgaros escreveram uma história que foi ilustrada por alunos da escola da Estónia.
Clique em cima da imagem para aceder ao eBook "Short stories... Stories about the sea!".
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